14.1.10

Vaishali

Chegamos em Vaishali, uma das primeiras repúblicas democráticas no mundo. Nesta região o Buddha passou um retiro de 3 meses da monções com alguns de seus monges, ofereceu seu último sermão, o Mahaparinirvana Sutra e anunciou o seu Parinirvanca.
Foi aqui que também foi feito o Segundo Grande Concílio Budista (383 a.C), em torno de 100 anos após o falecimento de Buddha, patrocinado pelo rei Kalashoka e liderado pelos monges Revata e Sabbakami.

Buddha visitou pela primeira vez Vaishali, a convite do rei dos Lichavis, pois seu reino passava por um período de grande excassez de alimento e doença, onde muitos estavam morrendo e, seus cadáveres espalhados pela região atraindo maus espíritos causando ainda mais desfortuna e doenças em sua região. Buddha aceito o convite, e foi até Vaishali acompanhado do próprio rei de Rajagriha, Bimbisara e mais 500 de seus monges. Ali Buddha deu instruções ao rei e sua população para que recitassem um determinado sutra como também instruções do Dharma. Algumas semanas depois todos começaram a melhorar e a excassez acabar.

Aqui também o Buddha desempenhou a primeira ordenação monástica para mulhres, onde Mahapajapati Gotami, tia e mãe adotiva do Buddha pediu a Shakyamuni para ser ordenada monja acompanhada de mais 500 mulheres.

Foi aqui que também é dito que o milagre de macacos terem pego mel de uma colméia em uma árvore e oferecerem ao Buddha como também escavarem um tanque na terra para servir de local de banho ao Buddha aconteceu.

Após a morte do Buddha, suas relíquias foram dividas em oito porções, oferecidas aos oito principais reinos da época. Uma destas, para o reino dos Lichavis, foi guardada em uma estupa da qual visitamos suas ruínas. Em torno de 3 kilometros adiante, temos o local onde estes macacos fizeram suas oferendas ao Budha, como também o monastério onde Buddha ficava quando passava por Vaishali. Ali também encontra-se a estupa de Ananda, atendente do Buddha, que se iluminou em Vaishali. Há também uma estela de Ashoka, pilar marcando os locais sagrados de Buddha por onde rei Ashoka passou e prestou suas homenagens.