17.1.10

Lumbini


Local de nascimento do Buddha, o principe Siddharta

É da cultura indiana, para a futura mãe retornar a casa de seus pais para dar nascimento a seu filho. Maya Devi, mãe do príncipe Siddharta, retorna em procissão a casa de seus pais a partir de Kapilavastu, reino de seu marido Suddhodana. No meio da viagem, em uma linda floresta chamada lumbini, ela sente as dores do parto e dá nascimento a seu filho, Siddharta. Siddharta nasce completamente consciente e capaz de manter-se em pé, dando sete passos em cada uma das dez direções proclamando com sua voz de bebê que teria vindo para seu último nascimento, que teria vindo para liberar todos os seres da Roda da vida.

Um de meus professores, Dzongsar Khyentse Rinpoche, orienta que peregrinos lembrem e tentem imitar as ações que foram feitas nestes locais sagrados, tais como ouvir e recitar os mesmos textos que Buddha ensinou em tais lugares, lembrar do que aconteceu ali, se aproximando então do que realmente aconteceu.

Fizemos um pouco de silêncio no exato local onde Buddha nasceu em lumbini, e então decidi fazer uma brincadeira, pois é dito que o princípe Siddharta era um garoto muito alegre, dentre suas muitas qualidades de tranquilidade, sabedoria e compaixão, ele era muito hábil e adorava brincadeiras. Ali, então, fizemos um jogo de telefone sem fio, com frases do Dharma...inédito o que saiu no fim do telefone!